Artesanato
O Artesanato português faz parte da cultura e da história do país e, em especial, de cada região em particular que se têm esforçado para manter e perpetuar as suas tradições.
O Artesanato em Portugal é muito vasto e rico, quer em quantidade, quer em qualidade e está intimamente ligado à cultura popular, com particular incidência nas zonas rurais.
O tipo de peças artesanais varia de região para região, em razão dos diversos modos de vida, dos diferentes costumes e tradições das populações locais.
São exemplos do artesanato português, entre outros, as peças em cerâmica, a tapeçaria, os bordados, a joalharia e a cestaria.
O artesanato tem vindo a evoluir e, nas ultimas décadas, temos assistido a um fenómeno de modernização de algumas peças ditas tradicionais. Na verdade, novos artistas têm reinventado algumas peças típicas do artesanato português, no sentido de adaptá-las aos novos tempos, surgindo, deste modo, novas peças com um estilo mais atual e mais moderno, sem nunca, contudo, desvirtuar a sua essência.
De referir, que muitas das peças artesanais produzidas em Portugal já alcançaram projeção internacional devido à sua qualidade e beleza singular, como é o caso das peças de Filigrana (arte de manusear o ouro e a prata num rendilhado muito fino).
Procure Artesanato por local: